terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Cidade da Fé



Canindé, esta situado no sertão central do Estado do Ceará, a 120 km da capital cearense. Conhecida como um dos maiores santuários católicos da América latina, na qual milhares de romeiros chegam à cidade todos os anos para visitar o Santuário de São Francisco das Chagas, padroeiro da cidade.

As romarias vêm de toda parte, sejam de ônibus, carro, pau-de-arara ou até mesmo a pé. Com sua fé inabalável, o romeiro sai de sua cidade para admirar a Basílica, a Praça de Assis e ultimamente a estatua de são Francisco.

São dez dias de festa que começa com o levantamento da bandeira, mais nove novenas, e o encerramento com o arriamento da bandeira.

O comércio cresce muito nessa época. Para muitos comerciantes o movimento chega a triplicar, o que é muito importante para a economia da cidade. Muitos camelôs de outras cidades trazem seus produtos para vender aqui em Canindé, chegando a paralisar as ruas com suas barracas. Alem da rede hoteleira, pensões, e o abrigo dos romeiros, alguns colégios param de funcionar nessa época para abrigar os visitantes.

No geral, a festa é de muito roveito aqui em Canindé, tanto pela população, como também pelos peregrinos que contam com o bom acolhimento do povo canindeense.

Uma nova linguagem





O português é a Sexta língua mais falada no mundo, vindo após do: Chinês, o Inglês, o Espanhol, o Hindi(Índia), e o Árabe; e a terceira mais falada no ocidente, após o Inglês e o espanhol. A nossa língua sempre uniu Brasil e Portugal, mas as suas ortografias não. Antes do século XX os dois países seguiam a mesma norma, recorrendo à língua Latina ou a Grega para escrever cada palavra; como Pharmacia e outras. Foi entao que em 1911, Portugal fez sua primeira reforma deixando-a mais simplificada. Depois ocorreram outras mudanças, mas nunca sendo unificadas. Agora confirmando-se o acordo ortográfico entre: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor leste, o alfabeto passará a ter 26 letras com a inclusão do K, W, e Y. Para o Brasil as mudanças são pequenas, vejamos algumas; os acentos em terminações “eia” e “oo” serão abolidos como em Portugal, e o trema deixa de existir.